quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PROGAMAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA PHG 2011

DIA 1º/02 (3ª feira), às 19h00, à sede do PHG - Abertura da Semana Pedagógica da Escola pela Equipe Gestora do PHG; Reunião Administrativa; Informes Gerais;

DIA 02/02 (4ª feira), às 19h00, à sede do Aero Clube - Abertura Oficial pela SEMEC; Palestra com Júlio Machado;

DIA 03/02 (5ª feira), às 19h00, à sede do PHG - Minicurso de Informática (montagem de equipamentos datashow/noteebook, slides powerpoint, planilhas excel, didática do uso de multimída em sala de aula), Professor Luís Antonio da Silva dos Santos;

DIA 04/02 (6ª feira), às 19h00, à sede do PHG - Planejamento; Livro Didático, pela Equipe Gestora do PHG.

Obs:  O início do ano letivo está previsto para o dia 07/02, normalmente dentro dos respectivos turnos.

A Direção

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EQUIPE GESTORA DO PHG PLANEJA 2011

“Quando dois executivos concordam em tudo, um será o bastante"


Nesta terça feira, dia 25/01, às 7h30min, à sede da Escola Municipal Professor Humberto Gama, a direção (Josias e Roseane) reúne  a equipe gestora para planejamento da Semana Pedagógica e das atividades para o ano de 2011. Amanhã, quarta feira, o encontro se estenderá pela manhã para conclusão das atividades planejadas.

Como pauta do 1º encontro, os gestores abriram a reunião desejando aos presentes as boas vindas para o ano letivo de 2011; fizeram uma rápida reflexão; analisaram o quadro de rendimento escolar anual de 2010; planejaram as atividades para a semana pedagógica 2011; planejaram as ações gestoras e pedagógicas; e traçaram metas para o ano de 2011 com base nos resultados do ano anterior.

A equipe gestora do PHG sofreu alterações para o ano de 2011, e será composta por:

Direção: Josias Ivo de Sousa e Roseane Idalina da Silva Rangel
Coordenadores: Gilvanete dos Santos (tarde); o do turno matutino foi convidado e estamos aguardando.
Supervisores: Maria Francisca de M. Moura e Luciene Pinheiro Pontes (matutino); Maria de Lourdes A. Medeiros (vespertino); Joelmir Soares da Silva (noturno).

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MATRÍCULAS ABERTAS!!!!

Estamos com MATRÍCULAS ABERTAS para ALUNOS NOVATOS e os DA CASA que ainda não renovaram. Informamos que a escola encontra-se aberta das 7h00 às 22h00 - sem intervalo para almoço. Os pais que ainda não renovaram a matrícula do seu filho, favor comparecer para fazê-la; os que ainda não são alunos da escola e que desejam vagas, procurem-na ENQUANTO HÁ VAGAS.
O PHG oferece ENSINO FUNDAMENTAL do 6º ao 9º ano (manhã e tarde); EJA (períodos I, II, III, IV e V - tarde e noite). A partir desse ano de 2011 a idade limite para ingresso na EJA é de 14 ANOS.

domingo, 9 de janeiro de 2011

PROFESSORA PADRÃO PHG 2010

“O sucesso é a soma de pequenos esforços - repetidos dia sim, e no outro dia também." (Robert Collier)

Anualmente, uma das ações de RECONHECIMENTO DA PROPOSTA DE GESTÃO da

EQUIPE GESTORA DO PHG, é apontar o PROFESSOR PADRÃO - àquele que conseguiu FAZER O DIFERENCIAL em suas atividades realizadas durante o ano letivo; que se relacionou bem, manteve o equilíbrio emocional diante das adversidades do dia-a-dia de sala de aula; que conseguiu uma MARCA POSITIVA no segmento que atua dentro da instituição; que, no caso de professor, conseguiu atingir um percentual acima dos demais no aspecto ENSINO-APRENDIZAGEM; que foi apontado pelos alunos como um professor exemplo e que atende às suas expectativas.

Assim, a EQUIPE GESTORA, de posse da AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO aplicada no final do ano letivo de 2010, e das observações realizadas pela equipe e alunos, aponta a Professora MARIA CILENE DA SILVA, com sendo a PROFESSORA PADRÃO PHG 2010, representante e referência para os demais colegas.

Cilene é Professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Professor Humberto Gama, atua no ensino fundamental de 6º ao 9º ano, turno matutino, e reside na cidade de Acari.

COMUNICADO AOS PAIS E ALUNOS

O ano letivo de 2011 terá início com a seguinte programação:

- 1º a 05/02: Semana Pedagógica para os Professores e Funcionários;

- 07/02: Início do ano letivo com distribuição de turmas e salas nos horários das 7h00, 13h00, 19h00, no Ginásio Esportivo do PHG;

A partir do dia 17/01/2011 a escola estará aberta os três horários.

Slide PHG

GESTORES DO PHG EM FORMAÇÃO

Recentemente, os gestores da Escola Municipal Professor Humberto Gama - Josias e Roseane - participaram de uma seleção à distância - mec/ufrn, para um Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR, onde foram aprovados e estão no momento, participando das aulas presenciais e à distãncia. O primeiro encontro aconteceu em Natal e os demais no Pólo de Caicó.
O referido curso visa, entre outros objetivos, promover conhecimentos técnico-pedagógicos de gestão escolar para que os gestores possam executar suas tarefas com base em referências de gestão democrática, pautadas na legislação educacional brasileira.
Os gestores Josias e Roseane foram eleitos para um mandato de 03 anos (2010/2012), e por acreditarem na possibilidade de ofertar um ensino público de qualidade, se veem necessitados em buscar novos conhecimentos para melhor gerenciar os recursos humanos, financeiros, pedagógico, administrativo,etc.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA 2011

A Gestão Josias e Roseane, com base na avaliação institucional no final do ano de 2010, aplicada à comunidade escolar, aproveitou para rever o PLANO DE GESTÃO apresentado para o triênio 2010/2012, e com base nos resultados verificados após a análise da avaliação, replaneja e divulga a NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA 2011:

ESPORTES: Natação, Futsal, Handebol, Society, Voleibol, Atletismo (pela escola), Xadrez, Damas, karatê, Judô, Dança (Ballet), Sala de Jogos, Jogos Interclasses e Intercolegiais;

MÚSICA: Fanfarra e Banda Marcial;

TECNOLOGIA: Informática na escola (alunos, funcionários e pais), rádio escola, internet sem fio - wireless,datashow, cinema na escola;

PEDAGÓGICO: Viagens de Estudos, Preparação para o IFRN (9ºanos), Sala Multifuncional, Laboratório de Ciências (aulas práticas), Salas ambientes, Projetos Pedagógicos (Adote uma Criança, Natal sem Fome, Festival de Cultura;

GESTÃO: Café da Manhã com o Diretor, Escola vai à Comunidade Quilombola;

PHG promove o NATAL dos QUILOMBOLAS

Desde o ano de 2008, na primeira gestão do Professor Josias Ivo de Sousa, como uma de suas ações de gestão na Escola Municipal Professor Humberto Gama, promove o NATAL SEM FOME da Comunidade Quilombola Negros do Riacho, onde sensibiliza toda a comunidade escolar para fazer sua doação ou mesmo arrecadação de donativos, bem como o Projeto ADOTE UMA CRIANÇA, em que os funcionários da escola ficam à vontade para adotar uma CRIANÇA e assim presenteá-la na NOITE DE NATAL.

Os referidos projetos visam, entre outros objetivos, motivar alunos e funcionários para resgatar valores adormecidos, como a solidariedade.
Neste ano de 2010 foi possível a montagem de 47 cestas básicas, e arrecadação de 87 presentes que foram distribuídos com as famílias e crianças da Comunidade dos Negros do Riacho.

Na oportunidade, os gestores Josias e Roseane, acompanhados de sua equipe e professores, realizaram a reunião de pais e mestres, agradeceram à comuidade pela escolha da escola e deram os informes necessários ao início do novo ano letivo, além de realizarem a renovação de matrículas para o ano de 2011.

Após a entrega dos presentes foi distribuído um lanche à comunidade, conseguido


com ajuda de parceiros da escola. Assim, a escola acredita estar realizando seu papel social e humano.

INFORMES AOS ALUNOS

 Não é permitida a entrada de pessoas usando roupas inadequadas ao ambiente escolar, tais como minissaia, short, bermuda, camisetas abertas demais, blusas do tipo "tomara que caía", com decotes ousados ou costa nua e curtas (barriga à mostra).
 Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos no interior da escola - celulares, MP3 (e similares), IPod, CD Player, jogos portáteis, etc. A escola não se responsabiliza por furtos e/ou perdas de tais equipamentos.
 É proibida a afixação de cartazes na escola sem a devida autorização da Direção.
 É expressamente proibido o jogo (baralho, carteado, truco, etc.), nas dependências da escola, exceto quando fizer parte de uma atividade pedagógica com acompanhamento de um professor.
 É expressamente proibido trazer ou consumir bebidas/cigarros e outras drogas na escola; assim como trazer armas - facas, tesouras de pontas, canivetes, etc (INCLUSIVE DE BRINQUEDO). Tais atos infracionais podem ser punidos, em última instância, com a transferência do aluno de escola, depois de ouvido o Conselho Diretor.
 Chegar atrasado implica em perda pedagógica para o (a) aluno (a) e quebra no ritmo da aula que estiver em curso. Portanto, fique atento ao horário, evitando atrasos.
 O aluno deve evitar trazer para a escola objetos de valores elevados, cartões de bancos e de crédito. A escola não se responsabiliza por furtos e perdas;
 O aluno deve ZELAR PELO PATRIMÔNIO da escola, bem como pela HIGIENE e LIMPEZA; nunca escreva em carteiras ou paredes. Use adequadamente os sanitários e os bebedouros. Seja educado, NUNCA jogue lixo no chão. “Limpar faz parte de nossa obrigação, mas manter limpo faz parte de sua educação”.
 Os prejuízos causados por danos nas instalações e equipamentos da escola serão ressarcidos pelo seu autor. As instalações e equipamentos da escola são adquiridos com recursos públicos e, portanto, de sua própria família;

PHG em Festa Natalina


Aconteceu no dia 22 de dezembro, às 21h00, no auditório da Escola Municipal Professor Humberto Gama a festa de confraternização dos funcionários da escola, com uma programação toda especial:  inicialmente, aconteceu a abertura pela direção da escola - Josias e Roseane, com uma mensagem de agradecimentos aos presentes pelos serviços prestados à instituição no ano de 2010; em seguida, a descoberta da amiga secreta, entrega de comendas aos presentes, e um jantar, com música ao vivo, voz e violão MEL FOSTER, que abrilhantou a noite com um repertório diversificado, onde atendeu desde músicas dos anos 60 à nova geração.
O momento foi planejado com muito carinho, uma vez que os 78 funcionários da Escola Municipal Professor Humberto Gama têm todos os motivos para se confraternizarem, uma vez que estão certos do dever cumprido neste ano de 2010, e abertos a iniciarem uma nova jornada na luta pela excelência do ensino - acreditando assim, que é possível oferecer educação pública de qualidade.
As festividades transcorreram num clima de paz e muita confraternização possibilitando, assim, um encerramento do ano letivo num clima de festa.