quinta-feira, 31 de março de 2011

Aula Inaugural do Saúde do Escolar

Sem saúde não há vida, essas foram as palavras iniciais de abertura de aula inaugural do Projeto Saúde do Escolar do PHG, feitas pelo gestor Josias Ivo de Sousa, nesta manhã de 5ª feira, dia 31/03, no auditório da referida escola.
Na oportunidade de abertura do projeto, o gestor expôs as suas razões de aplicabilidade com os alunos da escola, focalizando a importância das saúdes física, mental e social para a existência humana, e, em especial, para a predisposição de ensinar-aprender, foco, também, do referido projeto.
Após a abertura pelo gestor, a Coordenadora do projeto na escola, a Professora Maria das Graças Santos, expôs as finalidades do trabalho e sua importância para a vida e apresentou sucintamente, as atividades que serão realizadas no decorrer do ano letivo; aproveitou, também, para solicitar dos alunos o empenho de todos para o sucesso geral do projeto.
Na sequência, o Professor Joanilson Kélis do Nascimento deu início à aula inaugural com o tem Convivência Humana, enfocando para os presentes a importância das boas relações humanas para o exercício da saúde social.
Atentos, os alunos permaneceram no auditório e se compremeteram em participarem do projeto, bem como das ações e mudanças de comportamento, no tocante às questões de saúde.










quarta-feira, 30 de março de 2011

Reunião de Pais do PHG

Hoje, dia 30 de março, pela manhã e tarde, aconteceram a primeira reunião de pais do ano de 2011; conforme cronograma, pela manhão com os pais dos alunos do turno, à tarde com os pais dos alunos da tarde; foi uma forma de aproximarmos mais os alunos com os pais na escola ao mesmo tempo - uma espécie de Família na Escola.

A pauta do encontro girou em torno de um vídeo curto de 6 minutos de uma situação real de sala de aula, onde os pais puderam analisar a rotina escolar e em seguida de uma reflexão sobre os papéis do professor, da escola e da família; após esse momento, seguiu-se de uma conversa dos supervisores pedagógicos e coordenação, onde discutiram e apresentaram normas regimentais e questões pedagógicas; foi um momento de conversa aberta onde foi elaborado o acordo de regras para o ano de 2011.

Na sequência, o gestor Josias Ivo de Sousa fez uma apresentação da Proposta Pedagógica para 2011, enfatizando os projetos que serão aplicados no decorrer do ano letivo: Projeto de preparação para o IFRN com os 120 alunos dos 9º anos, Projeto Café da Manhã com o Diretor (pais), Projeto Informática na Escola (alunos e pais), Projeto Policiais Mirins - Pelotão Despertar, Projeto Fanfarra, Projeto de Karatê, Projeto Rádio na Escola, Projeto Sala de Jogos Pedagógicos, Projeto de Natação e Atletismo, Projeto Saúde do Escolar. Todos esses projetos foram minuciosamente expostos aos pais para que tomassem as dexisões e assinarem os termos de autorizações para que os filhos pudessem a partir de agora, participarem.

Concluídas as explanações e respondidos aos questionamentos dos pais, foi entregue e assinado o Termo de Responsabilidade de Bem Público pelos livros didáticos que foram entregues aos pais, que na oportunidade, foram solicitados para que cuidassem e encapassem, se responsabilizando para que zelassem, e em caso de transferência ou evasão, deveriam fazer a devolução à escola, tendo em vista esses livros serem para o triênio 2011/2013.

Finalizando o encontro foi servido um café da manhã com uma confraternização dos pais pelo primeiro encontro do ano letivo.








domingo, 27 de março de 2011

Reunião Equipe Gestora do PHG

Relembramos à equipe gestora do PHG que nesta 5ª feira, dia 31/03, às 19h00, na sala da direção, acontecerá a reunião mensal para avaliação das atividades do mês de março, e, na oportunidade, planejar o mês de abril.
                                                                                                               A Direção

sábado, 26 de março de 2011

SUGESTÃO DE LEITURA

Resumo do Livro OS DONOS DO FUTURO

Roberto Shinyashiki, autor dos best-sellers "A carí­cia essencial" e "O sucesso é ser feliz" traz, neste novo livro, uma filosofia para as pessoas que querem crescer no milênio. Cooperação é a palavra-chave. Trabalhar em grupo visando o bem comum, conquistando uma vida melhor para todos e, conseqüentemente, para você também.

Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
Ano de Lançamento: 2000
ISBN: 8587881078

SALA MULTIFUNCIONAL

A Escola Municipal Professor Humberto Gama foi contemplada com o program do MEC de Sala Multifuncional, cuja finalidade é de dá atendimento individualizado aos alunos portadores de necessidades especiais.

O projeto de inclusão do MEC começa, de fato, a ser realidade nas escolas públicas do país, equipando  salas que possam atender aos alunos em suas limitações. Esperamos, portanto, um profissional capacitado para dar movimento e execução ao referido projeto e fazer dos nossos alunos PNEs inclusos e participantes das atividades escolares com mais suporte e atividades focalizadas em suas necessidades.

A inclusão escolar é um dos projetos do MEC que necessita de um olhar especial para torná-lo realidade, porque o fato de matricularmos os alunos PNEs na rede pública e a escola não dispor de meios e profissionais capacitados a oferecer um atendimento específico, não se pode dizer que as oportunidades de inclusão e de oferecer ensino a todos está sendo garantida.

Nessa perspectiva é que a EMPHG focaliza o seu projeto político pedagógico para oferecer condições físicas, equipamentos e profissionais para sanar o grande déficit da sociedade para com os portadores de necessidades especiais.

A sala multifuncional já dispõe até o momento de 02 computadores (um adaptado para problema de visão), 01 impressora, 01 notebook, jogos pedagógicos de vários tipos, lupa e régua, quadro branco; estamos aguardando o restante da mobília para ativarmos o setor e iniciarmos o atendimento aos alunos matriculados na escola.




quarta-feira, 23 de março de 2011

COMUNICADO AOS PAIS

COMUNICAMOS aos pais que na próxima 6ª feira, dia 25 de março haverá a 1ª REUNIÃO DE PAIS dos alunos, para o turno MATUTINO, será às 9h00, para o VESPERTINO às 15h00, no AUDITÓRIO DA ESCOLA, cujas finalidades são de apresentar a EQUIPE GESTORA, PROFESSORES e divulgar o PLANO DE GESTÃO ESCOLAR para 2011, além de fazer a ENTREGA DO LIVRO DIDÁTICO dos alunos e colher assinaturas do TERMO DE RESPONSABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE BEM PÚBLICO, pela entrega do livro didático.
Participem!!!

terça-feira, 22 de março de 2011

ALUNOS DO PHG GANHAM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Muito em breve, os alunos da Escola Municipal Professor Humberto Gama estarão com acesso ao laboratório de informática da escola. O laboratório consta de 18 computadores que atenderão aos professores em suas aulas de pesquisa e outras que envolvam as tecnologias da educação. A sala já está toda montada conforme mostra a fotografia abaixo, aguardando apenas os técnicos da Positivo que dão assistência a esse programa do MEC - PROINFO, para efetuarem as conexões das máquinas e instalações dos softwares ainda pendentes.

Nossa meta, na área tecnológica é atender aos 670 alunos matriculados na escola, de forma que vivenciem atividades usando a ferramenta e que os ensinamentos possam levar para a vida prática fora da escola.

A proposta do MEC quanto às salas de informática agora é diferente, não se tem mais um instrutor de informática operando, e sim o próprio professor de sala de aula, que precisa ter esse domínio e diversificar suas aulas com o uso da ferramenta, portanto, nossos professores que ainda não têm domínio de informática que busquem um curso para atender melhor as necessidades dos alunos.





ALUNOS CONCLUINTES DO PHG RECEBEM VISITA DE TÉCNICOS DO IFRN

Nesta manhã de 3ª feira, dia 22 de março, enquanto os 110 alunos dos 9º anos da Escola Municipal Professor humberto Gama assistiam ao aulão de matemática, pelo Professor José Elesbão, no auditório da referida escola, receberam a visita de técnicos do IFRN para uma desmonstração do instituto e dos cursos que oferecem na atualidade; foi um momento agradável onde os alunos tiraram suas dúvidas e se fortalecerem no foco que já escolheram - pleitearem vagas nos cursos de informática e alimento do IFRN de Currais Novos.

A partir dessa semana, os aulões irão ser intensificados e acontecer no horário noturno, nas 5ª e 6 ª feiras, das 19h00 às 22h, no auditório da EMPHG, onde os alunos terão aulas de Matemática - Professor José Elesbão; Língua Portuguesa - Elba Alves e Ética e Cidadania - Professor Josias Ivo de Sousa. Os aulões atenderão as quatro turmas concluintes da escola, que correspodem a 130 alunos, e seguirá a seleção de conteúdos do programa do IFRN.

É uma oportunidade para que nossos alunos estejam preparados para concorrer as vagas oferecidas pelo instituto.





sábado, 19 de março de 2011

VEM AI!!!

 
A I Semana Acadêmica de Ciências Naturais da Escola Municipal Professor Humberto Gama, que tem como proposta de ser um evento caracterizado como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade de compreensão dos fenômenos naturais, sob uma perspectiva interdisciplinar, que depende do estabelecimento de vínculos conceituais entre as diferentes ciências, foi pensada e preparada para reunir discentes, docentes e técnicos administrativos das escolas do município de Currais Novos em torno de atividades que divulguem a produção científica e projetos da educação básica do município.

A I Semana Acadêmica de Ciências Naturais visa, não apenas o debate sobre temas atuais de cada área das ciências, mas também o desenvolvimento de ações que favoreçam a aproximação e a manutenção de contatos permanente entre elas, afim de gerar e socializar conhecimentos.

A partir disso, o Departamento de Ciências Naturais, coordenado pelos professores Divana Eliva de Oliveira Alves, Francisco Assis de F. Ramos e Wesclei Bruno de A. Santos, juntamente com a Direção e Coordenações Pedagógica e Administrativa da Escola Municipal Professor Humberto Gama tornam público a criação da I Semana Acadêmica de Ciências Naturais, cujo tema para esse ano é "Celebrando o Verde: 2011, Ano Internacional das Florestas".

Em breve, estaremos divulgando o período do evento, bem como das inscrições para apresentação de trabalhos, que concorrerão a prêmios.

sexta-feira, 18 de março de 2011

ALUNOS DO PHG SÃO CONTEMPLADOS COM PLANTÃO TIRA DÚVIDAS

Aconteceu nessa terça feira, dia 15/03, a aula inaugural do Plantão Tira Dúvidas em preparação para o IFRN, destinado aos alunos concluintes dos 9º anos da Escola Municipal Professor Humberto Gama. O referido projeto visa preparar e capacitar os alunos concluintes para concorrer com mais fortaleza e segurança aos cursos de alimentos e informática do instituto.
            Os professores que coordenarão o projeto são José Elesbão Júnior, professor de  matemática e Elba Alves, professora de Língua Portuguesa. As aulas estão sendo ministradas no contra turno, atendendo uma demanda de 110 alunos. A metodologia adotada é em sistema de aulões no auditório da Escola Municipal Professor Humberto Gama com uso de datashow e aulas expositivas, com todos os concluintes reunidos, conforme mostra na fotografia. Nessas primeiras aulas, os alunos demonstraram um forte interesse no projeto com uma freqüência de 100%, motivo que nos deixou motivados a continuarmos implementando e enriquecendo a nossa proposta pedagógica para o ano em curso.
            Na próxima terça feira, dia 25/03, no horário do plantão estaremos recebendo uma equipe de professores do IFRN para fazerem uma demonstração e exposição do referido instituto bem como dos cursos ora oferecidos. Durante o ano letivo os alunos serão monitorados pela equipe pedagógica da escola e serão submetidos a avaliações de aprendizagem para possíveis correções e adequações conceituais, atitudinais e procedimentais.
            Diante desse trabalho, nossa meta enquanto escola é de atingir um percentual de aprovação que supere os 50% da matrícula dos 9º anos, concluintes de 2011 da Escola Municipal Professor Humberto Gama.


quinta-feira, 17 de março de 2011

COMENTE!!!

"Os Estados-nação têm tradicionalmente desempenhado um papel algo ambíguo. Enquanto, externamente, têm sido os arautos da diversidade cultural, da autenticidade da cultura nacional, internamente têm promovido a homogeneização e a uniformidade, esmagando a rica variedade de culturas locais existentes no território nacional, através do poder da política, do direito, do sistema educacional ou dos meios de comunicação social, e na maior parte das vezes por todos eles em conjunto."
                                                                                                      SANTOS, 2001

segunda-feira, 14 de março de 2011

PARA REFLETIR!!!!

A loja da Educação

Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a loja da educação.
Entrei na loja e vi um professor no balcão.
Maravilhado lhe perguntei.
- Mestre professor o que vendes?
Ele me respondeu
Tudo que necessita para ter uma educação
Custa muito caro?
Não tudo é de graça?
Contemplei a loja e vi jarros de respeito, pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade de compromisso.
Tomei coragem e pedi:
Por favor, pedir muito amor, respeito, bastante, sabedoria, esperança emfim.
Educação para mim, para minha família e toda a comunidade.
Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.
Sem entender perguntei-lhe
Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho?
O professor respondeu-me sorrindo meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos frutos apenas sementes.


Autor Desconhecido

sexta-feira, 4 de março de 2011

PHG NA FOLIA

Nesta sexta feira, dia 04 de março, a Escola Municipal Professor Humberto Gama guarda os livros e cadernos e dá o primeiro grito de Carnaval 2011, oferecendo aos seus alunos, professores e funcionários um momento festivo de celebração da rica cultura brasileira, dando ênfase a maior e mais festejada das festividades da cultura nacional - o carnaval.

Envolvidos, alunos, professores e funcionários ornamentaram o pátio da escola para nele transformarem a rotina escolar num dia de ludicidade e muita descontração; assim aconteceu hoje, um dia de muita festa e alegria. 

Ao som de músicas tradicionais e da Bahia, os alunos brincaram e demonstraram sua afeição à cultura brasileira, momento que aproveitamos para passar uma mensagem de cuidado e zelo pelo corpo e mente nesse período festivo que se inicia - os alunos foram orientados as facilidades de exposição que se submetem nesse período, onde o álcool e as drogas estão em toda parte.

O primeiro grito de Carnaval do PHG teve como foco principal oferecer lazer e informação aos nossos alunos para que possam participar das festividades de rua e retornarem na próxima quinta feira sem nenhum dano causado pela participação social, de forma que possam participar e construir a história fazendo parte dessa construção e imprimindo uma marca positiva em sua edificação.

Aos nossos alunos, professores e funcionário um Carnaval 2011 de muita alegria, paz, descontração e sobriedade para fazer uso do ir e vir com responsabilidade e eticidade.

A Direção












quarta-feira, 2 de março de 2011

PHG LANÇA PROJETO SALA DE JOGOS

Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
Carlos Drummond de Andrade

A equipe gestora da Escola Municipal Professor Humberto Gama, com base nas análises e avaliações do ano de 2010, está buscando alternativas no combate à evasão e infrequência; para isso, tem procurado ouvir os alunos sobre seus anseios e expectativas para aproximar, ao máximo, o currículo escolar do seu perfil.
Nesse sentido, foi que surgiu a ideia de se montar uma sala de jogos, cujo nome é Projeto Sala de Jogos: o aprendizado através do lúdico, monitorada e idealizada pelos professores Maria das Graças Santos, Maria Bezerra Dantas e Arlindo Albino da Silva, que complementam suas cargas horárias no monitoramento e funcionamento do referido projeto.
A implantação da sala de jogos traz como objetivo principal estimular os educandos a elaborarem estratégias de ação para melhor atuar na vida como cidadãos participativos, onde tenham que formular hipóteses e desenvolver um pensamento lógico e sistêmico, podendo encontrar múltiplas alternativas para resolver situações problemas do seu dia a dia.
Será, portanto, um trabalho monitorado pela equipe pedagógica da escola, que terá um cronograma de atendimento aos professores e alunos. O aluno só poderá fazer uso da sala mediante acompanhamento e autorização do setor pedagógico, evitando assim que os mesmos se utilizem da referida sala para gazear aulas.
O propósito além, de oferecer o lúdico ao aluno e sair da rotina escolar, é promover o trabalho em equipe, onde se resgatam valores como respeito à opinião do outro, reflexão acerca do ponto de vista do outro, e principalmente o respeito à pessoa humana.
A sala de jogos funciona nos três horários e oferece os jogos de xadrez, damas, resta um, palitos, dominó, memória, cruzadas, tênis de mesa e outros.