segunda-feira, 20 de junho de 2011

GESTOR DO PHG PARTICIPA DO II FORUM POTIGUAR DE ESCOLAS LEITORAS


Nesta segunda feira, 20/06, na Assembléia Legislativa, em Natal, aconteceu o II Forum Potiguar de Escolas Leitoras, onde o gestor da  Escola Municipal Professor Humberto Gama esteve presente com a apresentação do Projeto Leitura em todos os cantos e recantos do Quilombo - projeto realizado pela escola na comunidade quilombola dos negros do riacho.

O evento contou com autoridades como secretários de educação, deputado Mineiro, equipe responsável pela Rede Potiguar de Escolas Leitoras, gestores escolares e professores que estão na empreitada Por um Rio Grande Norte de Leitores. A participação da Escola Municipal Professor Humberto Gama contou com o gestor Josias Ivo de Sousa, Professor Dioclécio de Araújo Dantas, ex-aluno José (da comunidade negros do riacho) e a Secretária Municipal de Educação, Elizângela.

O gestor escolar, Josias Ivo de Sousa apresentou um documentário de uma ação realizada na comunidade quilombola dos negros do riacho e explanou aos presentes o projeto que vem desenvolvendo desde o ano de 2007, que leva a referida comunidade a gestão escolar, e desde 2010 o projeto de leitura, que está mobilizando toda a comunidade quilombola para uma cultura da leitura literária.

Na oportunidade, o gestor escolar deu entrevista à Tribuna do Norte, e na próxima quinta feira 23, estará sendo publicada.

Vídeo apresentado no Fórum Estadual



sexta-feira, 17 de junho de 2011

SUEGESTÃO DE FILME

Queremos apresentar aos nossos leitores o filme premiado no último Filmfare Awards, a mais importante premiação do cinema indiano.


Taare Zameen Par - Every Child is Special (Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial) foi lançado nas salas indianas no finalzinho de 2007 (mais precisamente, dia 21 de dezembro) e imediatamente conquistou o coração da indianada. Sem as típicas cenas de dança que caracterizam o cinema bollywoodiano, sem mulheres boazudas, sem homens gostosões, sem nada que anda fazendo parte das especiarias da indústria cinematógrafica indiana, Taare Zameen Par conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida.

Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.

O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan, já macaco velho nas bandas de Bollywood. Pela primeira vez, após a atuação em sucessivos filmes que lhe deram a fama em anos recentes, Khan quis arriscar-se como diretor e impressionou pela qualidade e sensibilidade neste filme. Ele não só dirige TZP, como produz, com sua Aamir Khan Productions, e também atua no papel do professor substituto.

Ishaan Awasthi é interpretado pelo estreante Darsheel Safary, que também surpreendeu pela qualidade de sua atuação. Merecidamente, Safary ganhou o prêmio de melhor ator pela crítica, no mesmo Filmfare Awards deste ano de 2008. Virou celebridade.

Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, TZP ganhou também o prêmio de melhor direção, para Aamir Khan, e de melhor letra de música. O filme, embora não tenha as exóticas cenas de dança, tem músicas que aparecem como clipes, com imagens que não só ilustram a melodia, mas também fazem parte do decorrer da história. Dentre as músicas (muito boas, por sinal), Maa, que significa "mãe" em hindi, recebeu o prêmio de melhor letra.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

PHG PARTICIPARÁ DO FÓRUM DA REDE POTIGUAR DE ESCOLAS LEITORAS

Na próxima 2ª feira, dia 20/06, em Natal, acontecerá o Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, cuja finalidade é criar um espaço de referência para mobilização, articulação, formação e trocas de experiências, tendo em vista promover politicas públicas de leitura literária nas escolas de educação básica,com os municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, a direção da Escola Municipal Professor Humberto Gama estará apresentando o PROJETO LEITURA EM TODOS OS CANTOS E RECANTOS DO QUILOMBO - trabalho realizado pela escola na Comunidade Quilombola dos Negros do Riacho, com a implantação da Biblioteca Comunitária fundada pela equipe escolar da referida escola.

É de conhecimento de todos que as escolas do RN carecerem de condições para avançar em suas práticas de formação de leitores. Ainda são muitas escolas que não dispõem de espaço de leitura, de acervo de qualidade, tampouco de profissionais qualificados para mediarem a relação entre o livro e a criança, o jovem e o adulto que se formam leitores. Há programas e projetos de governos, mas o que se almeja são políticas de Estado, que resistam as alternâncias de poder.

Assim, com a divulgação e a participação da EMPHG no Fórum Estadual estaremos divulgando as políticas de leitura literária que estão sendo implantadas na referida escola:  Biblioteca Comunitária do Quilombo dos Negros do Riacho; Academia Estudantil de Letras Professor Joabel Rodrigues; Seleção de Leitores do PHG; Projeto Leitura em todos os cantos e recantos do quilombo. São atividades direcionadas à prática leitora.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

NOSSA HOMENAGEM AOS NAMORADOS



Amor é fogo que arde sem se ver
Luís de Camões

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
 

    

quinta-feira, 9 de junho de 2011

POLÍCIA MIRIM DO PHG RESGATA HINO NACIONAL NAS QUINTAS FEIRAS





Teve início nessa quinta-feira, dia 09/06, o resgate ao canto do Hino Nacional na Escola Municipal Professor Humberto Gama; a referida atividade já é uma das ações do Projeto Polícia Mirim. Inicialmente, será cantado apenas com o Pelotão Despertar, e em breve estaremos reunindo toda a escola; esse trabalho será conduzido pela Polícia Militar de Currais Novos e a Polícia Mirim do PHG.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

A GESTÃO VAI À COMUNIDADE QUILOMBOLA



Aconteceu nessa quarta feira, dia 08/06, das 8h00 às 14h00, o 1º encontro administrativo-pedagógico na Comunidade Quilombola dos Negros do Riacho, como primeira ação do Projeto A Gestão vai à Comunidade Quilombola.

O encontro teve a seguinte pauta:  abertura pela direção da escola, em seguida ações de leitura com as crianças da comunidade, onde o professor Dioclécio desenvolveu atividades, como vídeo (datashow), áudio com uma leitura contada, atividade de arte com pintura a dedo, leitura e outros. As crianças ficaram muito envolvidas nas atividades e concluiram com uma atividade de grupo que ficou exposta na biblioteca comunitária da comunidade. O objetivo desse momento de leitura foi divulgar a importância da leitura literária na comunidade, uma vez que ja dispõe de uma biblioteca comunitária e com um bom acervo que atende as crianças e jovens.













Na ocasião, foi entregues os boletins com as notas do primeiro bimestre letivo e realizada uma reunião adiministrativa, com informes gerais e pedagógicos, acerca da proposta pedagógica da escola.

PHG CONVIDA PARA JOÃO PEDRO


Convidamos todos os professores, funcionários, alunos e pais para participarem do João Pedro do PHG, que acontecerá no próximo dia 30/06, às 19h00, à sede do Ginásio Poliesportivo do PHG. Na oportunidade, haverá sorteio do Balaio Junino, Quadrilha da Escola e improvisada, barracas, pescaria e outros.
Aguardamos a presença de todos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

GESTÃO DO PHG INVESTE NO PROJETO DE KARATÊ


Alunos contemplados com o Projeto de Karatê do PHG recebem equipamentos para os treinamentos. A Direção da Escola Municipal Professor Humberto Gama investiu nos equipamentos que estavam necessitando para aprimoramento da aplicação do Projeto de Karatê que vem realizando pelo Professor MARCOS. As aulas ocorrem duas vezes por semana, no contraturno e atende no momento a 25 alunos matriculados na escola. O Projeto de Karatê visa, entre outros objetivos, como por exemplo o exercício da prática desportiva, incutir nos alunos a importância da disciplina para o exercício da vida social. 



Segundo o Professor Marcos, o karatê é uma arte marcial e sistema de auto-defesa que se originou centenas de anos atrás, em Okinawa, mas foi fortemente influenciado por uma ainda mais antiga tradição da China.

Literalmente, Karatê-Do significa o caminho das mãos vazias, referindo-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo. Karatê é muito mais do que meramente o físico. è fundado sobre uma grande tradição filosófica e espiritual baseada em princípios do Bushido e Zen-budismo. Através da árdua prática e treinamento, o Karatê desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter. 

O objetivo deste projeto, ainda, é ressaltar como a arte marcial Karatê, ao fazer parte dos conteúdos de Educação Física, pode ser considerada como instrumento pedagógico contribuindo assim para o processo ensino-aprendizagem.



domingo, 5 de junho de 2011

GESTÃO PHG VAI À COMUNIDADE QUILOMBOLA

Na próxima quarta-feria, dia 08/06, no período das 8h00 às 15h00, a equipe gestora, professores e alunos da Escola Municipal Professor Humberto Gama estarão na Comunidade Quilombola dos Negros do Riacho para realização do primeiro encontro administrativo-pedagógico do ano de 2011.

O encontro terá a seguinte programação: 

- Reunião de Pais e Mestres para entrega de Boletins e Diplomas dos Alunos Destaques do 1º bimestres;
- Comemoração do Dia das Mães num clima de Festa Junina;
- Atividades de incentivo à leitura literária, com a participalção do Casarão de Poesias, cordelistas (cantado com violão), escritora curraisnovense contado sua experiência escritora, sorteio de livros literários, oficinas de contação de estórias e produção textual com as crianças, palestra; e mobilização para assinatura do Manifesto Por um RN de Leitores (serão levados notebooks com internet, modem, para a comunidade quikombola participar da assinatura do manifesto);
- será servido um almoço de confraternização para todos os moradores do quilombo e na oportunidade teremos a presença de um sanfoneiro que abrilhantará o evento, num clima junino.

Esse trabalho vem sendo realizado desde o ano de 2007 com reuniões de pais e mestres; com isso todos os moradores do quilombo, em idade escolar de 6º ao 9º ano estão matriculados na Escola Municipal Professor Humberto Gama, que vem fazendo esse trabalho social, onde faz as festividades das principais datas comemorativas, Dia das Mães, São João, Natal, etc.