domingo, 30 de outubro de 2011

DEZ PROJETOS REFERÊNCIAS DA GESTÃO DO PHG

A Escola Municipal Professor Humberto Gama, em sua proposta pedagógica, apresenta alguns projetos focados no ensino-aprendizagem, e buscam oferecer aos seus alunos e pais a satisfação pelo serviço prestado, assim estão divididos:

1. PROJETO CAFÉ DA MANHÃ COM O DIRETOR: Projeto bimestral, onde os pais vêm à escola para assistir a uma palestra curta e em seguida um café da manhã, cujo objetivo é estabelecer proximidade entre gestor e família, família x família, numa relação dialógica.

2. PROJETO POLÍCIA MIRIM: Projeto de cidadania que atende a sessenta crianças, e tem uma duração de três anos; funciona no contraturno, duas vezes por semana, numa parceria com a Polícia Militar de Currais Novos. Tem um perfil de 'prevenção' às drogas, ao álcool, à indisciplina, à violência, e busca, essencialmente, o resgate aos valores éticos e morais. À família é dada a maior importância, tendo em vista ser ela a base para a condição humana e social.

3. PROJETO BILIOTECA COMUNITÁRIA NEGROS DO RIACHO - 'Leitura em todos os cantos e recantos do Quilombo': Projeto de incentivo à leitura literária na Comunidade Quilombola dos Negros do Riacho. É um projeto de valorização da cultura afro e de resgate a auto-estima. Bimestralmente, a gestão vai à comunidade e realiza a reunião de pais e mestres com entrega de boletins escolares, aluno destaque, informes escolares e uma atividade de leitura com as crianças, jovens e adultos. Por intermédio de uma campanha realizada na cidade de Currais Novos foi possível montar a biblioteca comunitária e oferecer a referida comunidade um acervo para a leitura literária e realização de pesquisas. A comunidade tem 204 moradores e 120 estudantes, divididos nas zona rural e urbana.

4. PROJETO NATAL SEM FOME E ADOTE UMA CRIANÇA: Projeto que acontece uma vez por ano no mês de dezembro, onde a escola realiza arrecadação de donativos nao perecíveis para montagem de cestas básicas. Cada funcionário da escola adota uma criança carente e presenteia; um funcionário da escola veste-se de Papai Noel e faz a entrega. Há três anos a escola adota a comunidade dos negros do riacho para a entrega das cestas básicas e dos brinquedos às crianças.

5. PROJETO FESTIVAL DE CULTURA: Projeto que acontece uma vez por ano, no mês de novembro, onde a escola realiza uma amostra à comunidade, enfatizando os temas dança, música, cinema, teatro e literatura. A escola é dividida em três grupos, correspondente a cada turno de funcionamento, e realiza o festival; esse ano de 2011 irá abordar: Viva Nordeste (matutino); Cultura Afro (vespertino) e Sertanejo (noturno-eja), abordando as cinco temáticas citadas acima.

6. PROJETO KARATÊ: Projeto que atende a vinte alunos com aulas de karatê, que acontecem dois dias por semana, no contraturno e visa oferecer atividades físicas e disciplinar. Os alunos contemplados com o projeto são monitorados pelo inspetor de corredor e professor de karatê (particular) Marcos Antônio (faixa preta), que vem há dez meses realizando o trabalho que já rendeu ótimos resultados.

7. PROJETO BANDA MARCIAL: Projeto de música, coordenado pela Vice-diretora Roseane Idalina, que atende a 25 alunos. A banda marcial atende às necessidades festivas, esportivas, sociais e patrióticas da escola e cidades vizinhas, como Acari e Frei Martinho-PB (este ano tocou o desfile cívico da cidade).

8. PROJETO SALA DE JOGOS: Projeto que atende internamente, aos alunos com jogos variados, onde um servidor realiza atividades de jogos, como: xadrez, damas, tenis de mesa, dominó e outros. Os alunos são conduzidos à sala em situações de horários vagos, ou quando o professor de sala direciona à sua disciplina.

9. PROJETO AULÕES PREPARATIVOS PARA O IFRN: Projeto com duração de dez meses com os 120 alunos dos 9º anos. Os aulões acontecem duas vezes por semana, no contraturno, com as disciplina Língua Porutuguesa (Professora Elva Alves) e Matemática (Professor Júnior Elesbão). O foco desse trabalho é preparação para o IFRN; esse ano 23 alunos foram selecionados para a correção da redação. Além dessa finalidade, esse ano também, tem o propósito de preparação para a Prova Brasil (Língua Portuguesa e Matemática), cujo resultado irá pontuar o IDEB da escola.

10. PROJETO SELEÇÃO DE LEITORES: Projeto de incentivo à leitura literária que ocorre diariamente; o aluno que ler a partir de três títulos bimestralmente, terá dois pontos na nota qualitatitva. Esse trabalho é realizado e acompanhado pelo setor de biblioteca que entrega ao aluno, para cada livro lido, uma ficha técnica onde ele preenche com os dados bibliográficos, resumo da obra, e opinião sobre o livro.

Além desses projetos pilotos, os professores realizam projetos relâmpagos, de acordo com os conteúdos ministrados em salas de aula. A escola conta com 570 alunos, 34 professores e 30 funcionários, distribuídos nas várias funções.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

OS DEZ LIVROS MAIS LIDOS PELOS ADOLESCENTES NO BRASIL


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1. Coleção Harry Potter – J. K. Rowling
2. A saga Crepúsculo (Incluindo Lua nova, Eclipse e Amanhecer) – Stephenie Meyer
3. Gossip Girl – Cecily von Ziegesar
4. Coração de Tinta – Cornelia Funke
5. Querido Diário Otário – Jim Benton
6. O Diário da Princesa – Meg Cabot
7. A Série Eragon  (Incluindo Eldest e Brisingr ) – Cristopher Paolini
8. O Ladrão de Raios – Rick Riordan
9. O Pequene Príncipe -  Antoine de Saint-Exupéry
10. Contos de Beedle, o Bardo – J. K. Rowling

Fonte: Educar para Crescer

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DO PHG LAMENTAM MORTE DE ESTUDANTE

Direção, professores e funcionários da Escola Municipal Professor Humberto Gama lamentam a morte do estudante Luiz Felipe da Silva Lopes, 8 anos, da Comunidade dos Negros do Riacho, vítima de atropelamento pela própria condução que o transportava da escola para casa. Fica o convite à reflexão para que juntos possamos encontrar maneiras de reduzir as dificuldades que as crianças da referida comunidade ainda precisam continuar enfrentando. Aos familiares da vítima, o nosso carinho e orações, porque assim como eles estamos rogando a Deus para que ouça as preces dos familiares, amigos e estudantes, e que a vida para os que restam possa se tornar melhor a cada dia, inclusive uma escola na própria comunidade para atendê-los com mais conforto e segurança.

sábado, 15 de outubro de 2011

PARABÉNS, PROFESSOR!!!

Aproveitamos para parabenizar a todos os Professores da Escola Municipal Professor Humberto Gama e agradecer a todos pela luta incansável com que todos os dias vêm à escola para dar a sua contribuição na construção desse imenso país. A todos os nossos professores, obrigado por continuarem acreditando na educação e no 'homem', só ele pode transformar o mundo. Portanto, que todos nós continuemos acreditando e formando pessoas para serem melhores a cada dia.
Um forte abraço e o reconhecimento de Josias e Roseane, gestores da escola.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SUGESTAO DE FILME

CARTAS PARA JULIETA

Sinopse: Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora e juntamente com o noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante, viaja para a Itália. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade, descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie mostra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan) que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.
 


sábado, 8 de outubro de 2011

MEC quer ampliar jornada escolar para 220 dias letivos

A Tribuna do Norte, de hoje, dia 08 de outubro publicou a matéria  que segue na íntegra. O que você pensa sobre essa possibilidade? Dê sua opinião.

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O baixo desempenho dos estudantes brasileiros nos índices educacionais, nacional e internacional, pode ser resultado do pouco tempo que eles passam em sala de aula. O Ministério da Educação (MEC) realizou um levantamento e observou que as crianças e adolescentes do país, num comparativo com os alunos de outros países do mundo, passam pouco tempo em sala de aula. Devido a esta realidade, o MEC estuda a possibilidade de aumentar o número de dias letivos das escolas brasileiras, passando de 200 para 220, ou de ampliar o total de horas de aulas por dia.

Mas o que fazer quando as escolas dos nossos filhos só oferecem um turno escolar? A reposta é simples: buscar as atividades extracurriculares pedagógicas. Elas são capazes de estimular o desenvolvimento intelectual dos seus filhos e torná-los crianças mais curiosas. Isso porque, quanto mais tempo em contato com as disciplinas, maior a absorção do conteúdo e melhores serão os resultados de aprendizado hoje e no futuro.

Levantamento realizado pela Sociedade para Pesquisa do Desenvolvimento da Criança, nos Estados Unidos, revelou que 40% das crianças e adolescentes, com idade entre cinco e 18 anos, não realizavam nenhuma atividade fora do âmbito escolar. Do total, apenas cerca de 6% gastavam 20 horas por semana em cursos e aulas antes ou depois do horário escolar. Estes foram os que apresentaram melhor preparo educacional e psicológico.

Com a proposta de oferecer esse estimulo, será inaugurada em outubro, na capital potiguar, a franquia internacional do método FasTracKids, que tem se tornado referência mundial quando o assunto é desenvolvimento cognitivo em crianças. "Trabalhamos tanto os conceitos intelectuais, como também de desenvolvimento social entre as crianças. Tratamos em sala assuntos relevantes para o dia a dia das crianças, como criatividade, oratória, teatro, artes, e comunicação. Abordamos também temas como biologia, economia, astronomia, planeta terra, matemática e literatura. Para facilitar o aprendizado, realizamos sempre experimentos científicos em sala", contou a diretora Karina Cavalcante, que já realiza na sede de Natal aulas para a turma denominada "Pioneiros".

O FasTracKids foi desenvolvido nos Estados Unidos e hoje já está presente nas principais cidades do mundo. Os programas criados por ele são direcionados para crianças com idade entre dois e oitos anos, período no qual os neurônios estão se conectando. Aos oito anos de idade, 80% da capacidade de aprendizado do cérebro já está conectada. Por isso, o investimento no desenvolvimento intelectual deve ser intensificado nesta fase da vida.

"A hereditariedade determina entre 30% e 60% das conexões neurais, enquanto que o ambiente em que a criança convive determina entre 40% e 70% das conexões neurais. Muitos pais acreditam que o correto é investir na educação quando os filhos já são grandes, mas o certo é estimular desde cedo o potencial da criança. Se hoje a criança aprende mais, ela será lá na frente um estudante ainda mais preparado. O que é investido hoje durante esta fase do desenvolvimento infantil, se torna fruto no futuro.", contou Karina.


Tribuna do Norte, 08/10/2011