sábado, 8 de outubro de 2011

MEC quer ampliar jornada escolar para 220 dias letivos

A Tribuna do Norte, de hoje, dia 08 de outubro publicou a matéria  que segue na íntegra. O que você pensa sobre essa possibilidade? Dê sua opinião.

***

O baixo desempenho dos estudantes brasileiros nos índices educacionais, nacional e internacional, pode ser resultado do pouco tempo que eles passam em sala de aula. O Ministério da Educação (MEC) realizou um levantamento e observou que as crianças e adolescentes do país, num comparativo com os alunos de outros países do mundo, passam pouco tempo em sala de aula. Devido a esta realidade, o MEC estuda a possibilidade de aumentar o número de dias letivos das escolas brasileiras, passando de 200 para 220, ou de ampliar o total de horas de aulas por dia.

Mas o que fazer quando as escolas dos nossos filhos só oferecem um turno escolar? A reposta é simples: buscar as atividades extracurriculares pedagógicas. Elas são capazes de estimular o desenvolvimento intelectual dos seus filhos e torná-los crianças mais curiosas. Isso porque, quanto mais tempo em contato com as disciplinas, maior a absorção do conteúdo e melhores serão os resultados de aprendizado hoje e no futuro.

Levantamento realizado pela Sociedade para Pesquisa do Desenvolvimento da Criança, nos Estados Unidos, revelou que 40% das crianças e adolescentes, com idade entre cinco e 18 anos, não realizavam nenhuma atividade fora do âmbito escolar. Do total, apenas cerca de 6% gastavam 20 horas por semana em cursos e aulas antes ou depois do horário escolar. Estes foram os que apresentaram melhor preparo educacional e psicológico.

Com a proposta de oferecer esse estimulo, será inaugurada em outubro, na capital potiguar, a franquia internacional do método FasTracKids, que tem se tornado referência mundial quando o assunto é desenvolvimento cognitivo em crianças. "Trabalhamos tanto os conceitos intelectuais, como também de desenvolvimento social entre as crianças. Tratamos em sala assuntos relevantes para o dia a dia das crianças, como criatividade, oratória, teatro, artes, e comunicação. Abordamos também temas como biologia, economia, astronomia, planeta terra, matemática e literatura. Para facilitar o aprendizado, realizamos sempre experimentos científicos em sala", contou a diretora Karina Cavalcante, que já realiza na sede de Natal aulas para a turma denominada "Pioneiros".

O FasTracKids foi desenvolvido nos Estados Unidos e hoje já está presente nas principais cidades do mundo. Os programas criados por ele são direcionados para crianças com idade entre dois e oitos anos, período no qual os neurônios estão se conectando. Aos oito anos de idade, 80% da capacidade de aprendizado do cérebro já está conectada. Por isso, o investimento no desenvolvimento intelectual deve ser intensificado nesta fase da vida.

"A hereditariedade determina entre 30% e 60% das conexões neurais, enquanto que o ambiente em que a criança convive determina entre 40% e 70% das conexões neurais. Muitos pais acreditam que o correto é investir na educação quando os filhos já são grandes, mas o certo é estimular desde cedo o potencial da criança. Se hoje a criança aprende mais, ela será lá na frente um estudante ainda mais preparado. O que é investido hoje durante esta fase do desenvolvimento infantil, se torna fruto no futuro.", contou Karina.


Tribuna do Norte, 08/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário