domingo, 20 de novembro de 2011

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. No Brasil, essa data foi escolhida em homenagem ao Zumbi dos Palmares que morreu nesse dia, em 1695. Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares, considerado um herói, pois resistiu bravamente à escravidão. Segundo pesquisadores, Zumbi nasceu em 1655 e descendia de guerreiros angolanos.

Ele foi capturado por soldados ainda menino, e entregue ao Padre Antonio Melo, de Porto Calvo, que o criou e o educou. Aos 12 anos, Zumbi, que foi batizado com o nome de Francisco, já tinha uma boa noção de Português e Latim, mostrando ser muito inteligente.

Com 15 anos, Zumbi fugiu para o Quilombo e tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares, sendo o último chefe do Quilombo dos Palmares. Zumbi significa a força do espírito presente.

O quilombo foi defendido no século XVII por Zumbi, que durante anos lutou contra as expedições militares que queriam trazer os negros fugidos de volta à vida de escravidão. Zumbi lutou bravamente até a morte, seu feito foi tão memorável que em 2003 o dia 20 de novembro foi incluído no calendário escolar, assim se tornando o Dia Nacional da Consciência Negra, através da lei 10.639, e por essa mesma lei o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira se tornou obrigatório no currículo escolar brasileiro.

P.S. Aproveitamos a data para presentear a Biblioteca Comunitária dos Negros do Riacho com quatro caixas de livros e fitas de vídeo sobre Cultura Afro, que recentemente, conseguimos por solicitação ao Portal Palmares, que gentilmente atendeu nossa solicitação. No momento, estamos aguardando respostas sobre a mobília para a referida biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário