quinta-feira, 10 de novembro de 2011

BRASIL, UM PAÍS EM BRANCO E PRETO

A programação do segundo dia do V Festival de Cultura do PHG enfatizou a cultura afrobrasileira com uma programação toda especial. Dentre as várias apresentações destacamos a abertura da noite com o Navio Negreiro, onde a professora Yuma, historiadora, contou através de um texto, o caminho percorrido pelos negros quando da chegada às terras brasileiras. Na sequencia, um grupo de capoeira que brilhantemente alegrou a noite, com toda a magia da dança.

Como convidados especiais, estiveram presentes os Quilombolasdo município de Parelhas, que trouxeram os Negros do Rosário, com uma apresentação mostrando a sua cultura. Na música de Clara Regina, a professora Maria José Marçal dançou e dublou aos presentes.

A inserção da temática no V Festival de Cultura foi com o propósito de trazer aos presentes e comunidade em geral a importância do negro na construção da nação brasileira, que apesar de escravizados, excluídos, marginalizados, esquecidos, os negros têm uma grande e importante contribuição na formação étnica do povo brasileiro. Durante todo o ano, a temática cultura afro esteve presente nas aulas de história, bem como o Projeto Leitura em todos os cantos e recantos do Quilombo.

O artigo 26-A, da Lei n 11.645, de 10 de março de 2008, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 26-A  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.













Nenhum comentário:

Postar um comentário