quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

COMPARTILHANDO GRANDE IDEIA!!!!

 
Projeto de Lei obriga os eleitos a matricularem seus filhos em escolas públicas.

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SE VOCÊ CONCORDA COM A IDEIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM.

Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país.
O projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007
Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 480 de 2007

Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
O CONGRESSO NACIONAL decreta:  

Art. 1º

Os agentes públicos eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal são obrigados a matricular seus filhos e demais dependentes em escolas públicas de educação básica.

Art. 2º

Esta Lei deverá estar em vigor em todo o Brasil até, no máximo, 1º de janeiro de 2014.
Parágrafo Único. As Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas Estaduais poderão antecipar este prazo para suas unidades respectivas.

JUSTIFICAÇÃO

No Brasil, os filhos dos dirigentes políticos estudam a educação básica em escolas privadas. Isto mostra, em primeiro lugar, a má qualidade da escola pública brasileira, e, em segundo lugar, o descaso dos dirigentes para com o ensino público.
Talvez não haja maior prova do desapreço para com a educação das crianças do povo, do que ter os filhos dos dirigentes brasileiros, salvo raras exceções, estudando em escolas privadas. Esta é uma forma de corrupção discreta da elite dirigente que, ao invés de resolver os problemas nacionais, busca proteger-se contra as tragédias do povo, criando privilégios.
Além de deixarem as escolas públicas abandonadas, ao se ampararem nas escolas privadas, as autoridades brasileiras criaram a possibilidade de se beneficiarem de descontos no Imposto de Renda para financiar os custos da educação privada de seus filhos.
Pode-se estimar que os 64.810 ocupantes de cargos eleitorais –vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e seus suplentes, governadores e vice-governadores, Presidente e Vice-Presidente da República – deduzam um valor total de mais de 150 milhões de reais nas suas respectivas declarações de imposto de renda, com o fim de financiar a escola privada de seus filhos alcançando a dedução de R$ 2.373,84 inclusive no exterior. Considerando apenas um dependente por ocupante de cargo eleitoras.
O presente Projeto de Lei permitirá que se alcance, entre outros, os seguintes objetivos:
a) ético: comprometerá o representante do povo com a escola que atende ao povo;
b) político: certamente provocará um maior interesse das autoridades para com a educação pública com a conseqüente melhoria da qualidade dessas escolas.
c) financeiro: evitará a “evasão legal” de mais de 12 milhões de reais por mês, o que aumentaria a disponibilidade de recursos fiscais à disposição do setor público, inclusive para a educação;
d) estratégica: os governantes sentirão diretamente a urgência de, em sete anos, desenvolver a qualidade da educação pública no Brasil.
Se esta proposta tivesse sido adotada no momento da Proclamação da República, como um gesto republicano, a realidade social brasileira seria hoje completamente diferente. Entretanto, a tradição de 118 anos de uma República que separa as massas e a elite, uma sem direitos e a outra com privilégios, não permite a implementação imediata desta decisão.
Ficou escolhido por isto o ano de 2014, quando a República estará completando 125 anos de sua proclamação. É um prazo muito longo desde 1889, mas suficiente para que as escolas públicas brasileiras tenham a qualidade que a elite dirigente exige para a escola de seus filhos.
Seria injustificado, depois de tanto tempo, que o Brasil ainda tivesse duas educações – uma para os filhos de seus dirigentes e outra para os filhos do povo –, como nos mais antigos sistemas monárquicos, onde a educação era reservada para os nobres.
Diante do exposto, solicitamos o apoio dos ilustres colegas para a aprovação deste projeto.
Sala das Sessões,

Senador CRISTOVAM BUARQUE

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MOTOTAXISTAS PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO DE PROJETO PARA A CATEGORIA

Aconteceu hoje, dia 15 de fevereiro, às 19h30min, no auditório da Escola Municipal Professor Humberto Gama o lançamento do Projeto Motoqueiro: uma corrida para o saber. O evento contou com a participação de um número reduzido de motoqueiros da cidade, contudo, com reperesentantes de vários pontos de mototaxi da cidade de Currais Novos.

O gestor da escola, o professor Josias Ivo de Sousa fez as explanações da proposta e enfatizou o objetivo principal do projeto, e em seguida os presentes questionaram e tiraram suas dúvidas. De acordo com a conversa, ficou combinado que os motoqueiros teriam até a próxima 6ª feira, dia 18 de fevereiro para efetuarem suas matrículas e divulgarem com os colegas que não puderam comparecer. A previsão é de iniciar as aulas na próxima segunda feira, dia 21, caso tenha montado a turma com o número de alunos necessário.

A proposta é possibilitar aos motoqueiros da cidade a oportunidade de conclusão do ensino fundamental, e paralelo ao curso, rever conteúdos necessários à sua profissão, como: ética e cidadania, primeiros socrros, legislação de transito, qualidade de vida, ética profissional, etc.




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PHG LANÇA PROJETO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR PARA 2011

“ É na inconclusão do ser, que se sabe como tal,
 que se funda a educação como processo permanente.
Mulheres e homens se tornaram educáveis
na medida em que se reconhecem inacabados.”
Paulo Freire

Com base na análise do Quadro de Rendimento Escolar do ano de 2010, a Equipe Gestora da Escola Municipal Professor Humberto Gama está se mobilizando para por em prática o Projeto Nenhum a Menos, baseado no filme de mesmo nome, cujo objetivo maior é a redução da evasão escolar (6º ao 9º ano – de 3% para 0%; EJA – de 68% para 30%, dados de 2010).
A proposta preventiva será elaborada depois da exibição do filme para os pais, alunos, professores e equipe escolar, em que será provocada a análise e discussão da temática apontada pelo filme; e, em seguida, apontadas as principais possíveis causas/soluções que vêm contribuindo para o aumento do abandono escolar. Essa iniciativa visa, entre outros, implantar na escola, uma cultura de co-responsabilidade de se fazer valer as leis de acesso, permanência e sucesso escolar dos nossos alunos.
Paralelo a esse projeto, estamos lançando, também, o projeto de mototaxistas e garis (alfabetização e conclusão do ensino fundamental), que traz em sua proposta a oferta de temas transversais, como: primeiros socorros, legislação de trânsito, ética e cidadania, meio ambiente, direção defensiva, qualidade de vida, etc.).
Assim, neste ano de 2011, a política de gestão da Escola Municipal Professor Humberto Gama irá girar em torno de Nenhum a Menos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

GARIS E MOTOQUEIROS SÃO CONTEMPLADOS COM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO PELO PHG

A Equipe Gestora da modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professor Humberto Gama, representado pelo Gestor Escolar, o Professor Josias Ivo de Sousa, juntamente aos professores, estão lançando o Projeto moto taxi, uma corrida para o saber, destinado a duas categorias de profissionais de nosso município, paralelamente: os motoqueiros e os garis da cidade de Currais Novos, que não concluiram o ensino fundamental (1º ao 9º ano).

A meta é alfabetizar os profissionais das duas categorias que ainda não sabem ler e escrever, e promover a continuidade dos que nao concluiram o ensino fundamental. É, portanto, mais um projeto social da referida escola, que também vem fazendo um trabalho junto à Comunidade dos Negros do Riacho, com a implantação da Biblioteca Comunitaria.

Uma das propostas do referido projeto é inserir temas transversais dentro do currículo escolar, como primeiros socorros, educação para o trânsito (legislação), ética e cidadania, meio ambiente, entre outros assuntos que, paralelamente, à grade curricular nacional, possam aproximar aos interesses das duas categorias.

No momento, a equipe responsável pelo projeto está reunida planejando as ações, metas e objetivos, e em breve estará convidando, através de uma Carta Circular e mídia, as duas categorias para uma renião onde serão explanadas as intenções do referido projeto.

Os interessados, por enquanto, devem procurar a direção da escola para maiores informações.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PHG ABRE ATIVIDADES DO ANO LETIVO DE 2011

Aconteceu hoje, dia 07/02, no PHG, a ABERTURA DO ANO LETIVO 2011, com uma reunião com os alunos do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos.

As atividades giraram em torno das boas vindas, apresentação de funcionários e professores, apresentação dos projetos de karatê e judô, informes gerais, propostra pedagógica para o ano de 2011, e distribuição de turmas, com uma conversa inicial com os professores em salas de aula.

Na oportunidade, foram enfatizados, entre outros projetos, o de preparação para o IFRN (com alunos de 9º anos), aulas de língua portuguesa e matemática, que ocorrerá no contraturno.

Após a conversa com os alunos, os professores reuniram-se com a equipe pedagógica da escola para discutirem as atividades da primeira semana de aula e dar os últimos ajustes de salas de aula.

A partir de amanhã, dia 09/02, as atividades estão previstas para funcionarem normalmente.









sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ESCOLA E TECNOLOGIA

Aconteceu ontem, dia 03/02, das 19h00 às 22h00, um mini curso de informática para os professores do PHG, onde na oportunidade, teve como pauta, montagem de slide no power point e sua didática; conexão de notebook em datashow; além de algumas orientações de aula com uso da tecnologia.

Inicialmente, o gestor da escola, Professor Josias Ivo de Sousa apresentou o palestrante e o agradeceu pela colaboração dada à escola; em seguida, o Professor Luís Antônio, palestrante da noite, abriu as atividades motivando e mostrando a importância do uso do equipamento em sala de aula, e falou da necessidade do professor dominar a tecnologia.

Atentamente, os professores participavam das atividades realizando as tarefas na certeza de que o momento estava sendo de grande valia para o exercício de sua prática que brevemente se inicia.

Finalizando, o palestrante concluiu as atividades agradecendo a todos e se mostrou à disposição para outras oportunidades; em seguida foi servido um lanche para os presentes e divulgado o encontro do dia seguinte, que seria com a equipe pedagógica.